sábado, 30 de outubro de 2010

MAIS UM DIA DEDICADO AO LIVRO

Comemorou-se ontem, 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional há exatos 200 anos, apenas dois após a vinda da corte portuguesa ao Brasil. Os portugueses trouxeram 60 mil obras que fizeram, e ainda fazem, parte do acervo. Hoje são 9 milhões de exemplares, a Biblioteca Nacional é uma das dez maiores bibliotecas do mundo e a maior do Brasil.

Segundo o ministro da Cultura Juca Ferreira, durante a solenidade de comemoração do bicentenário da BN, “o Brasil já zerou o número de municípios sem bibliotecas, mas elas acabam fechadas, porque os prefeitos não acham relevante pagar duas bibliotecárias e três funcionários. Já zeramos o déficit de bibliotecas por duas vezes, mas quando pesquisamos vimos que há mais de 100 municípios que fecharam os espaços.”

Por conta disso, avisou que somente os municípios que mantenham bibliotecas públicas terão direito de receber verbas do ministério.

Isso é uma maneira muito boa de forçar os governantes a valorizarem as bibliotecas municipais. Todo mundo tem de fazer a sua parte, e os governos federal, estadual e municipal precisam caminhar juntos.

Nós já temos vários dias dedicados aos livros: 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil; 23 de abril, Dia Internacional do Livro; 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Uma vez eu disse aqui no blog que valorizar o livro é dever de todos. Mostrar aos pequenos leitores o quanto a leitura pode transformar uma sociedade também.

Façamos a nossa parte.

Um comentário:

Severino Rodrigues disse...

Excelente post, Tânia!

Grande abraço,
Severino!