domingo, 7 de novembro de 2010

ONDE ESTÃO OS DEMAIS GANHADORES?

A Folha de São Paulo, na sua edição de sábado, 06, publicou a matéria (pg. E/7): "Com três Prêmios Jabutis, Chico Buarque foi o campeão da noite", em referência ao prêmio "Livro de Ficção do Ano" pelo livro Leite Derramado.

(foto de Grizar Júnior).

Que o Chico seja badalado pela mídia (apesar de avesso a ela) todos nós entendemos. Mas o difícil é entender quando o autor da reportagem escreve logo abaixo da matéria: "Vencedores do 52º Prêmio Jabuti" e cita apenas as categorias: Romance, Contos e crônicas, Poesia, Biografia, Reportagem, Tradução e Teoria Literária. Onde estão os demais vencedores? São 21 categorias e somente para a Literatura Infantil e Juvenil são conferidos pelo menos 3 prêmios: Juvenil, Infantil e Ilustração de livro infantil ou juvenil.

A Literatura Juvenil e Infantil tem a mesma importância de todas as outras literaturas. Tivesse o repórter acrescentado Alguns (vencedores) e o problema estaria resolvido e este texto não haveria de existir. Mas como não o fez, escolheu uma categoria em detrimento a outra, fico imaginando o seu critério de seleção. Preconceito? Escrever um romance é mais importante que escrever um livro sobre Educação? Direito? Ciências Humanas? Ciências Naturais? Uma novela Juvenil? Um Infantil? Qual o critério?

Confira os resultados de todas as categorias do 52º Prêmio Jabuti aqui.

2 comentários:

Fernanda disse...

Gostei muito do que você escreveu mãe... Já pensou em mandar pra Folha? Eu acho que devia.

beijos,

Fer.

Dario Alves disse...

E o "show" na TV? Foi pior ainda... infelizmente. Ms não desanime... as obras estão ai. Bjo Dario