terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992, com o objetivo de discutir sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Esse tema é o assunto principal do meu livro infantil Rio Vivo Rio Morto, da Editora Atual.
Ao procurar seu CD-ROM da luta intergaláctica, Beatriz acaba encontrando um bela fotografia de uma moça bonita de chapéu, num barco, num rio maravilhoso. A menina fica encantada e quer que o pai a leve a esse lugar deslumbrante. Mas esse rio nem de longe se assemelha ao rio da fotografia, o que será motivo para uma grande frustração na vida de Beatriz.

A história foi inspirada realmente em uma fotografia:
A mocinha da história (veja a foto abaixo), na realidade é Maria de Lourdes Denadai Martinelli, quando nos seus 18 anos frequentou e desfrutou das belezas do rio Piracicaba. Um rio revisitado por mim, 60 anos depois, enquanto eu escrevia essa história. Nem de longe o mesmo rio. Nem de longe.
Fica aqui a minha pergunta, que é a pergunta da personagem Beatriz, do livro:

Então, quer dizer que os lugares bonitos, os rios que eu resolver fotografar hoje, simplesmente não vão existir mais daqui a algum tempo? Então, era melhor mesmo ir tirando fotos e mais fotos de tudo quanto era rio que a gente fosse conhecendo?


6 comentários:

Bernardo Pires Petrucci Souto disse...

Oi Tânia! Essa não é a moça que aparecia no livro "Rio Vivo, Rio Morto"?

Tânia Alexandre Martinelli disse...

Sim, Bernardo! É a foto que está na última página do livro!
Como é? Você continua lendo muitos livros?
Beijos!

Sônia Barros disse...

Tânia, esse livro é lindo! Comecei a ler e não parei enquanto não cheguei ao fim. Um beijo!

Tânia Alexandre Martinelli disse...

Que coisa boa ouvir isso, Sônia! Muito obrigada!
Beijos!

Bernardo Pires Petrucci Souto disse...

Sim! Nunca vou parar de ler! Agora mesmo que criei meu novo blog rioparanaempalavras.blogspot.com, onde posto poemas, contos, notícias. Graças a ele estou indo em algumas coisas interessantes que acontecem quase todos os dias! ^_^

Tânia Alexandre Martinelli disse...

Bernardo querido,
Você é uma inspiração para mim.
Beijos!!!